sábado, 5 de novembro de 2011

CURIOSIDADES SOBRE O CASAMENTO




VÉU DA NOIVA

Hijab, ou véu da noiva em árabe, significa "o que separa duas coisas", representa a separação da vida de solteira para a nova vida, de esposa.
As histórias sobre o véu das noivas são cercadas de contos místicos e romances. Imaginava-se que o véu usado para que a noiva não ficasse exposta e se escondesse de possíveis sequestradores. Em outra versão, diziam se tornasse mais valioso, algo que estivesse escondido.
A deusa Vesta (deusa da honestidade na mitologia greco-romana), era protetora do lar e o véu faz uma referência à essa deusa.

VESTIDO DA NOIVA

A tradição do vestido da noiva ser branco é recente. Foi popularizada pela Rainha Vitória, na ocasião de seu casamento, no século XIX. Uma moda que dura até hoje.
Antigamente não havia cor específica para a celebração do rito matrimonial; usava-se muito o vermelho, que além de ser a cor do amor, simbolizava "sangue novo" para a continuação da família.
O branco, por simbolizar a castidade e a pureza, acabou caindo no conceito das noivas e, ainda é o mais usado até hoje.

ALIANÇAS DE CASAMENTO

Não se sabe exatamente onde tenha surgido essa tradição, acredita-se que a palavra aliança surgiu no século XV, na França. Mary de Burgundy foi a primeira noiva a usar uma aliança como sinal de uma união matrimonial. Seu noivo, o Arquiduque Maximilan da Áustria, decidiu presenteá-la com um anel de diamantes em 1477. O anel, sem começo nem fim, faria alusão à continuidade do amor, respeito e devoção dos noivos por toda a vida.
Acreditava-se existir uma veia, no dedo anelar esquerdo, que ia direto para o coração. O dedo anelar esquerdo tornou-se, assim, para diversas culturas, o dedo da aliança de casamento.

PRIMEIRO BEIJO DOS NOIVOS

O primeiro beijo dos noivos como casados teve vários significados ao longo dos tempos.
Culturas acreditavam que os noivos trocavam de espírito durante a respiração e suas almas eram divididas entre ambos.
O beijo nupcial praticado em alguns países originou-se na época do feudalismo.
Significava uma homenagem feita pelo noivo à família da noiva.

CHUVA DE ARROZ NO CASAMENTO


Jogar arroz nos noivos no fim da celebração é uma das tradições mais antigas no casamento, nasceu com os antigos hindus e chineses. O arroz é símbolo de prosperidade e fatura nessas culturas. Imagina-se que jogar arroz nos noivos no final da cerimônia era uma doação de fertilidade.
Comer arroz e outros grãos garantia ao novo casal fortuna, felicidade e saúde.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho Alan! O caminho do sucesso é uma caminhada sem fim, ainda mais para quem trabalha com a imagem das pessoas!

    ResponderExcluir